ALTERAÇÕES DA PELE

As hormonas exercem em qualquer orgão do nosso corpo um papel fundamental. O mesmo se passa na nossa pele.

A pele apresenta, de um modo geral, diversos tipos de machas, sinais ou sardas, comuns na maior parte da população.

No entanto, ao longo da vida, podem surgir outros tipos de sinais e manchas, muitas vezes devido a alterações hormonais.

Assim, qualquer desequilíbrio hormonal pode ter uma grande influência e ser responsável por alterações dramáticas na sua aparência. Por esta razão, é fundamental verificar o seu perfil hormonal para que se faça uma correcta avaliação do estado e saúde da sua pele.

A PELE É O NOSSO

MAIOR ÓRGÃO

A pele é o maior e um dos mais importantes órgãos do nosso corpo. É ela que nos proporciona uma barreira física protetora com o exterior, além de assumir outro tipos de "controlos", como por exemplo, o de regular a temperatura corporal, através do suor.

Cada pele é única, assim como cada um de nós.

Não existe por isso um estado que se possa considerar "padrão" para a mesma, uma vez que ela vai alterando ao passar por diferentes fases ao longo da vida.

As mudanças na pele começam a ser notadas normalmente na altura da puberdade, especialmente na pele do rosto, com o aumento da oleosidade e o aparecimento de borbulhas ou acne.

A pele, sendo um órgão visível, é aquele que mais reflete o nosso envelhecimento.

PRINCIPAIS CAUSAS HORMONAIS

NA ALTERAÇÃO DA PELE

OVÁRIOS POLIQUÍSTICOS

O síndrome dos ovários poliquísticos é um distúrbio hormonal que causa o aparecimento de quistos nos ovários, algo  bastante normal nas mulheres em idade reprodutiva.

Este problema, no que respeita à pele, aumenta a sua oleosidade e dá origem ao aparecimento de manchas, em especial nas axilas e atrás do pescoço. Podem, além destes sintomas, existir outros como queda de cabelo e crescimento anormal de pêlos nos seios, queixo e buço. 

HIPOTIROIDISMO

DIABETES

Tal como o síndrome dos ovários poliquísticos, a diabetes também dá origem a manchas na zona do pescoço e axilas.

No entanto, estes sinais costumam ser indicadores de resistência à insulina quando existem também manchas no antebraço e cotovelos.

Estes sinais têm uma maior tendência a aparecer em pessoas cujo peso está muito acima do ideal (obesidade).

Pode ainda existir a presença de pequenas protuberâncias na pele, uma espécie de pequenos polipos benignos, em particular nas axilas e na região posterior do pescoço e afectam tanto mulheres quanto homens.

Esta condição, pode muitas vezes provocar secura excessiva da pele. A este quadro verifica-se também inchaço na pele da região dos olhos e nas pernas e ainda unhas fracas e escamosas. Outros sintomas muito populares desta patologia são o ganho de peso e uma maior sensibilidade ao frio.

MENOPAUSA

Com a chegada da menopausa, a diminuição das hormonas, torna a pele mais seca, flácida e fina e consequentemente mais propensa ao aparecimento de manchas, rugas, irritação e até mesmo acne. Nesta fase também pode haver perda de cabelo e crescimento de pêlos em locais indesejados.

© 2020 Marta Padilha - developed by Villa Design e Eventos \ avilla.pt